segunda-feira, 18 de julho de 2011

Antropologia_ClaudeLévi-Strauss_O _Trem_e_o_ Xadrez.




Visão de cultura: O trem e o xadrez


Claude Lévi-Strauss é um dos mais importantes antropólogos do século XX. Ainda jovem, em 1934, veio ao Brasil e ajudou a fundar a Universidade de São Paulo (USP). Ele fez pesquisas em Mato Grosso com os índios Bororo e Kadiwéu, entre outros. Quatro anos depois, foi embora do nosso país e desenvolveu, posteriormente, uma das mais importantes corretes da Antropologia: o Estruturalismo. Em 1952, a pedido da UNESCO, ele escreveu um artigo chamado Raça e história, em que criticava a idéia de raça e o etnocentrismo entre os povos, além de outros pontos .Para falar sobre a idéia de que existiam culturas que não se moviam ou se transformariam e o etnocentrismo, ele deu o exemplo do viajante do tem: imaginem que cada cultura é um trem e nós somos os passageiros. Nós olhamos o mundo a partir do nosso trem.
Mas os trens caminham em direções opostas, em diferentes velocidades. Um viajante verá de modo diverso um trem que vai ao sentido contrário, um trem que ultrapassa o seu ou outro que caminha em uma outra direção.
Qual é o trem que nós podemos olhar melhor?
Aquele que caminha na mesma direção que o nosso e na mesma velocidade, ou sejam de forma paralela.
Mas, se cada trem é uma cultura, sabemos que as culturas não caminham todas na mesma direção e nem na mesma velocidade. Umas caminham mais rápido, outras caminham em direções quase opostas. As culturas possuem formas diferentes de observar o mundo. Cada uma tem o seu caminho, a sua direção e a sua velocidade. Se uma nos parece parada, isso ocorre porque não conseguimos compreender o sentido do seu desenvolvimento.
É aquela que caminha paralela à nossa que nos permite a melhor observação, e que nos fornece a sua auto identificação. Mas quem é que  pode dizer qual é a melhor direção?O caminho mais avançado?Será que o que parece parado para nós está realmente parado? Como saber?
Na verdade, com isso ele quis dizer que é muito difícil para alguém de uma determinada cultura querer avaliar alguém de outra cultura. Pois, já que a minha cultura é como um trem, muitas vezes não consigo enxergar e compreender o que se passa nos outros trens(nas outras culturas). Isso ocorre porque as culturas não têm todas elas as mesmas preocupações e nem os mesmos objetivos. É mais fácil entender a cultura que mais se parece com a nossa, ou seja, aquela que anda de forma paralela á nossa, partilhando os mesmos interesses e a mesma direção. Mas, como as culturas são diferentes, se muitas vezes não conseguimos compreender uma delas, não é porque ela esteja parada, ou errada, e sim, porque a direção que ela toma muitas vezes não faz sentido segundo a nossa lógica de raciocínio.

Levi-Strauss diz, ainda, que as culturas se desenvolvem como anda o cavalo no jogo de xadrez. No jogo de xadrez cada peça caminha de uma maneira: a torre em linha reta, o bispo na diagonal e o cavalo em L, ou seja, aos saltos. Logo, se as culturas andam em L ou aos saltos, elas não andam todas em linha reta, nem todas na mesma direção. Cada uma segue um sentido e uma linha de raciocínio que lhe é própria. É equivocado considerar errada e pouco evoluída a cultura que segue uma direção diferente da nossa, como todas devessem seguir a mesma direção, como se todas devessem andar da mesma forma. Cada cultura tem seus interesses próprios e, assim, um ritmo, velocidade e direção de desenvolvimento que são seus. Não andam, ou se desenvolvem, em linha reta.
O que é mais importante? Para um pigmeu1, mia importante do que saber quem descobriu o Brasil, ou quais são os tipos de clima do mundo, é saber quais plantas são comestíveis e quais são venenosas, quais podem ser usadas como remédio e quais não podem. Para Um brasileiro que almeja se tornar advogado, mais importante é adquirir os conhecimentos necessários para entrar na faculdade. Conhecer quais são as plantas venenosas em uma floresta pode  não lhe ser de muita utilidade. Logo, o que é importante saber, varia de um ponto para outro.

1.    


1. Homem que pertence a uma etnia da África Central e que possui baixa estatura.


(Lévi-Strauss, 1980)




Questões:

1º) Faça uma pequena biografia sobre Lévi-Strauss (onde nasceu, onde viveu, o que pesquisou,etc), máximo 20 linhas, minimo 10 linhas.


2º) Com base na leitura dos texto  e nas explicações em aula, responda o que Lévi-Strauss quis dizer quando sugeriu que as culturas são como trens e se desenvolvem(se movem) assim como anda o cavalo no jogo de xadrez


3º) Pesquise  de 4 a 5 povos diferentes e de exemplos com imagens sobre roupas , adereços e hábitos diferentes dos brasileiros, ilustrando seu trabalho, dizendo qual povo, sua localização regional e/ou no mundo, suas crenças ou religião, tipo de governo, etc.



7 comentários:

  1. pow professor texto grande....Mas tudo bem xauzinhoo

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  2. ola professor aqui eo ezequiel a pergunta 3 ta muito dificil

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  3. Olá Ezequiel!

    O que vc deve fazer é uma pesquisa de 4 ou 5 povos, etnias ou raças diferentes, mostrando seus aspectos peculiares. Pode fazer uma comparação com o povo brasileiro. Exemplo , a China, o tipo de alimentação dos chinêses, os motivos que levam a comer carne de cachorro... Se ainda ficou com dúvidas escreva novamente!!!

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  4. nooossa professor eu ache ki o travbalho era mo facil.....ke isooo mooo pouco tempo pra muito serviço....kkkkkkk

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  5. Caro Danilo,

    Deixa de tragédia, são três questões, e 5 pontos é muito importante... Veja 5 pontos na carteira de motorista que diferença que faz!... E além disso o trabalho é em dupla. Você esta recebendo uma aula de Sociologia. Eu levo muito a sério o que faço... por isso valorize, tenho certeza que você irá compreender...


    Abraços!

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  6. Professor é para copiar o texto também ?
    PODE IMPRIMIR O TEXTO E O RESTO FAZER À MÂO ?

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  7. Cara aluna,

    Não é necessário copiar o texto. Pode fazer manuscrito. Copie as questões. Preste atenção nas aulas. Aprenda a copiar as informações...

    Abraços!

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