quinta-feira, 21 de julho de 2011

Trabalho_Sociologia_Estado_e_Poder_Maquiavel_Hobbes.



FORMAÇÃO  DO  ESTADO NACIONAL: A POLÍTICA COMO CATEGORIA

FLUXOGRAMA ESTADOS NACIONAIS MODERNOS

PIRÂMIDE SOCIAL NA IDADE MÉDIA

1º) O inicio  da Idade Moderna trouxe novas perspectivas para a sociedade européia que estava passando por um período de grandes transformações. O sistema feudal, aos poucos, cedeu lugar à vida urbana, à realização do comércio, ás discussões voltadas para a busca de soluções aos problemas cotidianos e, também, ás críticas religiosas. É um período de transição, que na política, trouxe novas maneiras de pensar e agir politicamente. Formou-se então gradativamente os Estados Nacionais Modernos, onde o poder estava centralizado na pessoa do rei absoluto (absolutismo).
Sobre os Estados Nacionais Modernos:

a)      Como se formaram, qual contexto histórico, desencadeado pela crise do sistema feudal, no final do século XIV, os Estados Nacionais Modernos? (Busque características gerais, já que cada formação teve suas particularidades).
b)      Cite as principais características dos Estados Nacionais Modernos.
c)       Como estava dividida a sociedade na Idade Média e quem detinha o poder?
d)      Além do próprio rei, a quem interessava a centralização do poder político, na formação Estados Nacionais? Por quê?







Nicolau Maquiavel (1469 -1527)

2º) Para afirmar e criticar  a forma de governo que surgiu (absolutismo), muitos teóricos(pensadores) desenvolveram ideias que acabaram  sistematizando, dando forma a política moderna e as discussões elevadas a questão do poder, um deles foi Nicolau Maquiavel (1469 -1527), que viveu na cidade italiana de Florença, e criou a obra que mais contribui com o pensamento político: “O príncipe”. Governada pela família Médice, a cidade estava em rotineira instabilidade política, como toda Itália da época dividida em principados, condados, marcas, Estados Pontifícios (religiosos), etc. Para Maquiavel, a estabilidade e força estatal estaria esboçada na figura de um governante , no caso do seu livro, o príncipe. Porém, Maquiavel não desejava um principado, uma republica ou uma monarquia, ele dava dicas de como a pessoa, quem governa, deveria ser, agir e pensar. Ele faz uma quebra entre a moral(ética) e a política. O governante, não necessariamente, deveria ser ético para manter o poder, o equilíbrio e a paz.


Sobre o governo dos príncipes, Nicolau Maquiavel, um pensador italiano do século XVI, afirmou:

"O príncipe não precisa ser piedoso, fiel, humano, íntegro e religioso, bastando que aparente possuir tais qualidades. (...) Um príncipe não pode observar todas as coisas a que são obrigados os homens considerados bons, sendo freqüentemente forçado, para manter o governo, a agir contra a caridade, a fé, a humanidade, a religião (...). O príncipe não deve se desviar do bem, se possível, mas deve estar pronto a fazer o mal, se necessário".
                (Adaptado de Nicolau Maquiavel, O PRÍNCIPE, em OS PENSADORES, São Paulo, Nova Cultural, 1996, pp. 102-103)

A partir do texto e de suas pesquisas, responda:

a) Qual o maior dever do príncipe?
b) Como o príncipe deveria governar para ter êxito?
c) Explique a frase de Maquiavel: “Os fins não justificam os meios”,no campo político.




Thomas Hobbes(1588 – 1679)



CAPA  DA OBRA O LEVIATÃ
3º) Outro pensador de grande importância nas discussões sobre poder absoluto e a formação dos Estados Nacionais Modernos foi o pensador político, Thomas Hobbes(1588 – 1679), inglês de família pobre, conviveu com a nobreza, e defendeu ferrenhamente o direito absoluto dos reis, ameaçado pelas novas tendências liberais burguesas de sua época. Preocupado em justificar racionalmente e legitimar o poder  do Estado sem recorrer a intervenção divina, ou qualquer explicação religiosa, este filósofo político do século XVII, buscou teorias contratualistas (de contrato, pacto). Sem base historiográfica, partiu da ideia de que o poder do soberano surgiu de um contrato entre as pessoas em seu estado de natureza (sua origem), onde os interesses egoístas predominam, e o homem torna-se um lobo para o outro homem ( latim: homo homini  lupus),para isso não parte de nenhuma prova empírica(pesquisada, comprovada,real, vista), e sim, de especulação teórica. Este pacto, ou contrato fora necessário para que a humanidade saísse de um estado de anarquia, violência, medo e angústia. Assim, Hobbes procura explicar a “origem” do Estado sem um sentido cronológico. A obra em que trabalha esta teoria é o “Leviatã”, 1651, em que compara o Estado a um monstro bíblico cruel e invencível.

Mesmo que Hobbes defenda o absolutismo, já se percebe no seu discurso ao elemento que marcarão o pensamento burguês e liberal daí em diante: o individualismo, a garantia da propriedade e a preservação da paz e segurança indispensáveis para os negócios na formação do Estado Moderno. Baseado nessa leitura e em suas pesquisas, responda:


a)      Como se explica em Hobbes a análise racional de que todos devem doar sua liberdade ao Estado?

b)        O que Hobbes queria dizer com a sua expressão: "O homem é o lobo do homem"?

c)         Que tipo de soberania (poder) decorre do contrato hobbessiano, quem possui este poder pode ser destituído dele? Explique.

2 comentários:

  1. Caros alunos,

    Este Trabalho faz parte dos conteúdos de 3º Bimestre de Sociologia, sobre Estado, poder e cidadania.
    Ele tem um objetivo interdisciplinar, ou seja, esta ligado com outras disciplinas como Historia e Filosofia. Neste contexto, espero que vocês possam buscar os professores destas disciplinas e pedir orientações. Livros e sites também podem ajudar, como o mestre da sabedoria, o senhor "Google".
    Sendo alunos do 3º ano, do Ensino Médio, penso que já conheçam alguns assuntos relacionados com a Idade Moderna.
    Quero perguntas e respostas. Estas por sua vez, não são extensas, ou seja, são respostas pequenas, dado claro a capacidade de sintetizar e organizar as idéias de cada pessoa. Porém, não são respostas pessoais, o que você acha esta proibido.Ademais, será avaliado a pesquisa,a clareza das respostas, e capacidade de respondê-las devidamente.
    Havendo dúvidas estou a disposição.


    Abraços!

    Professor Adriano Mariano de Almeida

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite Professor,

    Muito Interessante o Seu Blog, Excelente Conteúdo, e Bastante Plausível, Colocado de Forma Clara e Acessível à Todos.

    Se Possível, Gostaria que o Senhor desse uma olhada em meu blog, estou seguindo o seu, desde já agradeço.
    segue o link: http://dvoltaire.blogspot.com/2011/08/religiao-o-que-dizer.html

    Parabéns Pelo Trabalho e Sucesso.

    ResponderExcluir