quarta-feira, 20 de julho de 2011

O_ Ser_Humano_Trabalho_e_Realização Pessoal.



Trabalho e realização


         Definir a realização humana é tão difícil quanto definir o que é felicidade. Nesse sentido, a realização humana é sempre um vir a ser, um projeto eternamente inacabado. É na busca da felicidade que o ser humano lida com meio em que vive, em uma ação transformadora: o trabalho. Se por trabalho entendemos toda atividade transformadora do homem em relação a natureza, a realização humana  esta evidente nesta ação, que logicamente é tão antiga quanto a historia da humanidade. Dos gregos Antigos às sociedades industrializadas norte-americana ou japonesa de hoje, passando pela experiência socialista, o homem procura a sua realização por meio do trabalho. Assim visto esta relação homem e trabalho responda:







1ª) Como era visto o trabalho entre os gregos, qual  ética era posta para quem trabalhava, e qual era a experiência medieval, qual a ética destes períodos em relação ao trabalho?  Orientações para resposta: 1º Como era dividido socialmente estas duas sociedades?; 2º Com eram considerados os que trabalhavam – possuiam direitos políticos, eram cidadãos, eram valorizados, eram iguais, tanto na Antiga Grécia como na Idade Média?Explique e exemplifique.



 A ordem feudal sofreu uma crise, pois sua economia fundada na subsistência e na servidão, e com o desenvolvimento do comércio e das atividades manufatureiras surgiu uma nova estrutura social: a sociedade capitalista. Em uma economia de mercado ocorre a separação entre trabalhador e o trabalho, nesse contexto responda:








2 ª) Como era/é  visto o trabalho na economia de mercado (capitalista)? Qual a ética capitalista do trabalho?Qual valor dado ao trabalho?





Com as mudanças das relações de trabalho, na luta capital versus trabalho, a miséria, fome, davam vazão a uma possível revolução social.  A elite percebia que a exploração do trabalho poderia levar a grandes consequências negativas, viram que eram obrigadas a reconhecer o problema não como degeneração genéticas dos pobres, mas como um problema social, que acabava envolvendo toda a sociedade, pobres e ricos.
Fredrich Engels, 1892 reconhecia que algumas melhorias nas condições de vida dos trabalhadores em Londres, provenientes das ameaças engendradas pela miséria: “As repetidas epidemias de cólera, tifo, varíola e outras enfermidades indicaram ao burguês britânico a necessidade urgente de proceder ao saneamento de sua cidades, a fim de que ele e sua família não se tornassem também vítimas dessas epidemias.”
As respostas à estas tensões do século XIX não foi a redução da pressão social, pelo contrário, buscou-se uma maior produtividade, sofisticando mais a divisão do trabalho iniciada na fábrica do século XVII. Pela ótica do empregador, do industrial, era preciso formar o homem dócil em relação ao trabalhador  politizado e organizado. O taiylorismo e o fordismo surgiram como estratégias domestificadoras do trabalho e do trabalhador.


Frederick Winslow Taylor


Henry Ford 
3ª) O que foi o taylorismo e o fordismo? Quais suas propostas para organizar o trabalho e/ou relações de trabalho?


O trabalho nas sociedades industriais é sinônimo cada vez mais da alienação do homem em relação á natureza.O homem moderno, apesar de haver conquistado uma série de direitos e liberdade, de certa forma guarda alguma semelhança com a alienação do escravo ou do servo.



4ª) Baseando-se no que foi pesquisado os sistemas taylorista e fordista, analise a afirmativa do pensador Octavio Paz: “ A medida que a esfera do trabalho se alarga, a do riso diminui. Torna-se o homem é aprender a trabalhar, a se tornar grava e sério. Mas o trabalho humaniza a natureza, desumaniza o homem”





Aristóteles, na Antiga Grécia afirmava que tudo que o homem precisava para ter uma vida cômoda já havia sido descoberto. O homem encontrava-se materialmente realizado e restava apenas a elevação do espírito (virtudes, valores, etc). Portanto, apesar de haver sentenciado a realização material, o filósofo indicava a impossibilidade da satisfação absoluta do homem. Já no começo do século XX, o economista britânico John Mayners Keynes mostrava-se preocupado com a impossibilidade de chegar o dia em que as famílias seriam proprietárias de todos os bens disponíveis no mercado, pois simplesmente o sistema entraria em colapso; pois, é graça a impossibilidade de satisfação humana é que a economia de mercado continua sempre lucrando.




5ª) Podemos falar de realização humana, de felicidade material e cidadania, no mercado consumidor? Explique.










Nenhum comentário:

Postar um comentário