terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Trabalho_1ºBimestre_3ºAno_EM_Imperialismo.





Governo do Estado de São Paulo
Secretaria da Educação
Diretoria de Ensino – Região de São Bernardo do Campo
   " Unidade Escolar –  “E.E. Maria Regina Demarchi Fanani”



Disciplina: Historia Geral 

Ensino Médio – 3ª Série_____

Tema: Imperialismo e Primeira Guerra Mundial.            

Professor: Adriano M. de Almeida



Alunos (as):

Nome:______________________________________________nº:____           nota:______

Nome:______________________________________________nº:____

Nome:______________________________________________nº:____


 01. Complete o quadro a seguir com as principais características dos dois movimentos de expansão promovidos pelos países europeus:   



Características
Colonialismo
  Neocolonialismo
Período (século ou data)


Outra denominação (outro nome)


Tipo de revolução econômica do período (ex. Industrial ,comercial, política,etc.)


Países Pioneiros


Interesses europeus


Continentes Colonizados





02. Ao final do século passado, a dominação e a espoliação assumiam características novas nas áreas partilhadas e neocolonizadas. A crença no progresso, o darwinismo social e a pretensa superioridade do homem branco marcavam o auge da hegemonia européia.  Assinale a alternativa que encerra, no plano ideológico, certo esforço para justificar interesses imperialistas.


a) A humilhação sofrida pela China, durante um século e meio, é algo inimaginável para os ocidentais.

b) A civilização deve ser imposta aos países e raças onde ela não pode nascer espontaneamente.

c) A invasão de tecidos de algodão do Lancashire desferiu sério golpe no artesanato indiano.

d) A diplomacia do canhão e do fuzil, a ação dos missionários e dos viajantes naturalistas contribuíram para quebrar a resistência cultural das populações africanas, asiáticas e latino-americanas.

e) O mapa das comunicações nos ensina: as estradas de ferro colocavam os portos das áreas colonizadas em contato com o mundo exterior.

03. No século XIX a história inglesa foi marcada pelo longo reinado da rainha Vitória. Seu governo caracterizou-se:

a) pela grande popularidade da rainha, apesar dos poderes que lhe concedia o regime monárquico absolutista vigente.

b) pela expansão do Império Colonial na América, explorado através do monopólio comercial e do tráfico de escravos.

c) pelo início da Revolução industrial, que levou a Inglaterra a tornar-se a maior produtora de tecidos de seda.

d) por sucessivas crises políticas internas, que contribuíram para a estagnação econômica e o empobrecimento da população.

e) por grande prosperidade econômica e estabilidade política, em contraste com acentuada desigualdade social.


04.    No final do século XIX e início do século XX, por detrás de uma aparente tranqüilidade do cenário político europeu, escondia-se um clima de instabilidade e tensão que acabaria por mergulhar a Europa na Primeira Grande Guerra.
Destaque e comente dois dos fatores que contribuíram para essa instabilidade.

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05.  Bernard Shaw comenta o imperialismo britânico no século XIX e a mentalidade colonista do inglês: ..."Nas qualidade de grande defensor da liberdade e independência, conquista a metade do mundo e chama isso de colonização. Quando precisa de um novo mercado para suas mercadorias falsificadas de Manchester, envia um missionário para ensinar o evangelho da paz. Os nativos matam o missionário, e ele corre às armas em defesa da Cristandade; e se apossa do mercado como uma dádiva do céu".
                            (SHAW, Bernard. HOMEM DO DESTINO).

Shaw, em que pese sua postura irônica, aponta com propriedade as estratégias que caracterizam o novo colonialismo do século XIX. Quais os fatores que melhor caracterizam a expansão européia na segunda metade do século XIX?

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06. Observe a tabela a seguir.

                                          Investimento Britânico na América Latina
                                              Final de 1880 (milhões de libras)



País
Investimento
Total 

Argentina
20,3
Guatemala

0,5
Bolívia
1,6
Honduras
3,2
Brasil
38,8
México
32,7
Chile
8,4
Nicarágua
0,2
Colômbia
3,0
Paraguai
1,5
Costa Rica/
3,3
Peru
36,1
Cuba
1,2
Uruguai
7,6
Rep. Dominicana
0,7
Venezuela
7,5
Equador
1,9
Geral
10,5

Total
179,4





Todas as alternativas contêm afirmações que podem ser feitas a partir da tabela, EXCETO:


a) Argentina, Brasil, México e Peru receberam juntos cerca de 70% do investimento britânico para a América Latina, em fins dos anos 80 do século XIX.

b) A presença significativa do capital inglês na economia brasileira, no final da década de 80, garantiu a sobrevivência prolongada do Império.

c) O Brasil foi, entre os países da América Latina, o que mais atraiu investimentos ingleses para sua economia.

d) O capital inglês se localizou de forma bastante heterogênea nos vários países da América Latina.

e) O investimento de pequeno porte, em países da América Central, se contrapõe a inversões mais significativas em países da América do Sul.

07. Entre o final do século XIX e início do XX, os países capitalistas desenvolvidos conseguiram dominar praticamente todo o mundo. Era o imperialismo. Analisando suas motivações e características, julgue os itens.


Na(s) questão(ões) a seguir julgue os itens e escreva nos parênteses (V) se for verdadeiro ou (F) se for falso.

(     ) As causas da expansão imperialista ligaram-se às transformações de estrutura capitalista geralmente enquadradas na Segunda Revolução Industrial e marcaram, o início do capitalismo monopolista e financeiro.

(      ) Razões humanitárias e filantrópicas foram usadas para justificar a política imperialista; a Europa assume uma missão "civilizadora" .

(        ) A década de 1870 conheceu uma crise econômica acompanhada de excedentes de capitais o que, por um lado, impossibilitava o reinvestimento na produção e por outro, tornava necessário encontrar áreas extra-européias para investir.


08. Esclareça por que a guerra de 1914 a 1918 é chamada de "Mundial" e relacione os nomes de três potências imperialistas da época que integraram a Tríplice Entente.

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09. Considerando-se as relações internacionais presentes na conjuntura pré-1 Grande Guerra, podemos afirmar que:

I - As rivalidades anglo-germânicas foram agravadas pela construção da Estrada de Ferro Berlim-Bagdá.
II - As pretensões da Rússia de dominar os Estreitos de Bósforo e Dardanelos aumentaram os seus conflitos com o Império Turco.
III - As desavenças entre a Sérvia e o Império Austro-Húngaro estavam diretamente ligadas à disputa pela anexação da Bósnia-Herzegovina pela Inglaterra.
IV - A morte do futuro Imperador Austro-Húngaro, Francisco Ferdinando, em Sarajevo, na Bósnia, precipitou o início da Guerra.
V - A união da Inglaterra, França e Japão para formar a Tríplice Entente foi uma maneira de neutralizar a Tríplice Aliança, que unia Alemanha, Rússia e Itália.

Estão corretas as afirmativas:

a) somente I, II e III.

b) somente I, II e IV.

c) somente I, III e V.

d) somente II, III e IV.

e) somente III, IV e V.


10. Leia o trecho a segui e responda as questões:


                            " (...) a guerra de 1914-18 foi, de ambos os lados, uma guerra imperialista (isto é, uma guerra de conquista, de pilhagem, de pirataria), uma guerra pela partilha do mundo, pela distribuição e redistribuição das colônias, das 'zonas de influência do capital financeiro', etc.
...O capitalismo se transformou num sistema universal de opressão colonial e de asfixia financeira da imensa maioria da população do globo por um punhado de países avançados. E a partilha deste 'saque' faz-se entre duas ou três aves de rapina, com importância mundial, armadas até os dentes (América, Inglaterra, Japão), que arrastam consigo toda a Terra na sua guerra pela partilha de seu saque".

                                      (LENIN, Vladimir I. "O imperialismo: fase superior do capitalismo". São Paulo, Global, 1985. p.9-11.)

a) Explique uma das principais características da fase monopolista do capitalismo.

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b) Relacione capitalismo monopolista à Primeira Guerra Mundial.

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Fonte (Referências bibliográficas):


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Bom trabalho! J

Um comentário:

  1. Caros alunos!

    Este trabalho é para o dia 06 de março, terça- feira. Não percam tempo.

    Cada dia de atraso acarretará a perda de 0,5 pontos.

    Bom trabalho

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