terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Trabalho_1ºBimestre_1ºAno_ E.M._pré-HistóriaeHistoriografia.




Governo do Estado de São Paulo
Secretaria da Educação
Diretoria de Ensino – Região de São Bernardo do Campo
   " Unidade Escolar –  “E.E. Maria Regina Demarchi Fanani”




Disciplina: Historia Geral –

Ensino Médio – 1ª Série

Tema: pré-História, Historiografia e Antiguidade.

Professor: Adriano M. de Almeida



Alunos (as):

Nome:____________________________________________nº:____    nota:______

Nome:____________________________________________nº:____

Nome:____________________________________________nº:____



01.Na Pré-História encontramos fases do desenvolvimento humano. Qual a alternativa que apresenta características das atividades do homem na fase neolítica?

a) Os homens praticavam uma economia coletora de alimentos.

b) Os homens fabricavam seus instrumentos para obtenção de alimentos e abrigo.

c) Os homens aprenderam a controlar o fogo.

d) Os homens conheciam uma economia comercial e já praticavam os juros.

e) Os homens cultivavam plantas e domesticavam animais, tornando-se produtores de alimentos.



02.  Todas as descobertas humanas, através de suas ações no meio natural, ocasionaram revoluções sociais , econômicas e políticas. Partindo desse princípio  explique por que o fogo foi um dos principais achados do Período  Paleolítico, da história humana?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

03 .As descobertas do homem primitivo, fizeram ir mais longe do que imaginavam. Escreva 4 importantes descobertas que o homem primitivo fez no decorrer da pré-história?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

04. Nada pode parar a automação.






Assinale a alternativa que expressa em uma frase (texto discursivo) a idéia do autor referente à evolução da
técnica, conforme ela foi representada na seqüência dos quadros.

a)     As máquinas inteligentes não são capazes de liberar a humanidade do trabalho chamado braçal.

b)    A eficiência das máquinas colabora para a diminuição do estresse e do tempo ocioso do trabalhador.

c)     O domínio da natureza pelo conhecimento e pela técnica tem solucionado problemas antigos e criado outros.

d)    As tecnologias têm sido desenvolvidas para produzir lucros, reduzindo os fatores necessários para a obtenção de um produto.

e)     A próxima etapa da história da evolução da humanidade é imprevisível, pois independe da intervenção
dos humanos.




05. "Revolução Neolítica" é uma expressão criada pelo arqueólogo Gordon Childe, nos anos 60. Essa revolução implicou uma série de mudanças. A que tipo de mudanças se refere essa expressão? Coloque V para verdadeiro e F para falso.

(      ) mudanças econômicas;

(      ) mudanças nas estruturas sociais;

(      ) mudanças tecnológicas;

(      ) mudanças ideológicas;

(      ) aumento demográfico.

06. Na Pré-História, o homem já criava animais, cultivava o solo e dispunha de objetos de metais, tais como lanças, ferramentas e machados.
              (Adaptado de: <http://www.suapesquisa.com/prehistoria> acessado em: fev. 2007.)

Com base nessas informações, foram formuladas algumas hipóteses. Escolha, na relação a seguir, as hipóteses compatíveis com aquela época.

I. Houve domesticação e cultivo de plantas.
II. Ocorreu melhoria na alimentação e na qualidade de vida das pessoas.
III. Os alimentos eram transportados por navios.
IV. A vida nômade teve início.

É correto o que se afirma apenas em
a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) II, III e IV.

07. Esta questão versa sobre a ESCRITA:

Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a letra (V) se a afirmativa for verdadeira ou (F) se for falsa.


(      )  Na sua fase inicial, 3.500 a.C., era um desenho estilizado de um objeto, hoje denominado de      pictograma.

(      )  O ser humano, para exprimir graficamente suas ações, criou símbolos representativos a que   chamamos de ideogramas, cuja invenção data mais ou menos de 3.200 a.C.

(          )    As sociedades ágrafas encontravam-se na fase da História Antiga; o conceito de civilização não está relacionado com as sociedades que apresentam um sistema de escrita.

(          )       Antes da invenção da escrita, a humanidade já conhecia o conceito de propriedade privada, de   Estado e de classes sociais.

(        )   Uma das primitivas formas de representação gráfica - a escrita cuneiforme - surgiu entre os sumérios, povos que habitavam a Mesopotâmia.


08.  É costume dividir a História em Idades. A Idade Antiga: aproximadamente 3.200 a.C. com a escrita, até 476 d.C., com a queda do Império Romano do ocidente e mais:

I - Idade Média: da queda do Império Romano em 476 d.C., até 1453 d.C., com a queda de Constantinopla;

II - Idade Moderna: da queda de Constantinopla em 1453 d.C., até 1789 d.C., ano da Revolução Francesa;

III - Idade Contemporânea: de 1789, com a Revolução Francesa, até os dias atuais;

Estão corretas as afirmações:

a) apenas a I
b) apenas a II
c) apenas a III
d) todas estão corretas
e) todas estão erradas



09. Explique a diferença básica entre a Teoria Criacionista e a e a Evolucionista que partem de princípios distintos para explicar a origem do ser humano na Terra: 







________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


10. Antes da chegada dos europeus ao novo continente no século XV, já havia muitos povos indígenas vivendo nessas terras, em estágios de evoluções tecnológicas diferentes, uns mais avançados e outros nem tanto. Muitas pesquisas arqueológicas foram realizadas a partir do século XIX, e inúmeras hipóteses foram formuladas e analisadas na tentativa de compreender como o homem chegou à América. Cite e explique duas das teorias que falam sobre a origem do homem americano:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Fonte (Referências Bibliográficas):

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Bom trabalho! J




2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá caros alunos,

    Espero que estejam adiantados com o trabalho. Lembrem-se que ele deverá ser entregue no 20/03/2012, uma terça-feira. Podem imprimir para responder, ou simplesmente copiar as perguntas, visto que as figuras possuem a dificuldade de copiar. Cada dia de atraso acarretará a perda de 0,5 pontos por dia.O trabalho vale 10 pontos. Qualquer dúvida procure-me na escola, pela noite estarei sempre nas terças e quartas-feira, a tarde todos os dias, a partir da segunda aula.

    Abraços!

    ResponderExcluir