domingo, 12 de junho de 2011

ATIVIDADE_DEPENDENCIA_SOCIOLOGIA_DP_2011.

Texto 1

 O que é o homem

“O indivíduo não entra em relação com outros homens por justaposição, mas, organicamente, ou seja, enquanto passa a fazer parte de organismos, dos mais simples aos mais complexos. Assim, o homem não entra em relação com a natureza, simplesmente pelo fato de ser ele mesmo natureza, mas ativamente, por meio do trabalho e da técnica. Mais ainda: estas relações não são mecânicas. São ativas e conscientes, correspondem a um grau maior e menor de inteligência que delas tem o homem particular. Por isso, se pode dizer que cada um muda a si mesmo, se modifica , na medida em que muda e modifica todo o conjunto de relações de que ele é o centro de ligação. (...) Não basta conhecer o conjunto das relações enquanto existem num dado sistema, mas importa conhecê-las genericamente, no seu movimento de formação, já cada indivíduo não apenas síntese das relações existentes, mas também a história dessas relações, é o resumo de todo o passado. Dir-se-á que aquilo que cada um pode mudar é bem pouco em relação às suas forças. O que é verdade até certo ponto. Uma vez que o indivíduo pode se associar com todos os que querem a mesma mudança e se estas mudança é racional , o indivíduo pode multiplicar-se por um número imponente de vezes e obter uma mudança bem mais radical do que à  primeira vista pode parecer possível”

 (GRAMSCI, Antonio. Obras escolhidas. São Paulo, Martins Fontes, 1978. P 48-9).

Texto 2




Tecendo o amanhã



"Um galo sozinho não tece uma manhã: ele precisará sempre de outros galos. De um que apanhe esse grito que ele e o lance a outro; de um outro galo que apanhe o grito que um galo antes e o lance a  outro, e de outros galos que como muitos outros galos se cruzem os fios de sol de seus gritos de galo, para que  a manhã, desde uma teia tênue se vá tecendo, entre todos os galos" 

MELO NETO, João Cabral de. Antologia poética. . Ed. Rio de Janeiro,  José Olympio, 1979. P.17




1º)  Qual o sentido do primeiro texto? Qual a relação que há com a socialização?



2º) Que relação se pode estabelecer entre o texto “O que é o homem”e  o  poema: “Tecendo a manhã”.



3º) O que é  o processo de socialização ? Somos todos socializados? Explique.

Texto 3

Pensamento filosófico

“Uma das questões mais instigantes da filosofia refere-se ao conflito indivíduo x sociedade -  o homem é o meio ou o fim da sociedade? Duas posições se destacam:

Para Hegel, a  sociedade é  o todo, e o homem está subordinado a ela. ‘O verdadeiro é o todo’ e  o homem é apenas uma parte, um momento na sociedade. As conseqüências dessa visão apontam para o totalitarismo: o indivíduo não tem direito algum, é apenas um meio para o bem do todo; o fim é a sociedade e tudo é sacrificado em seu nome.
Para Aristóteles e outros filósofos posteriores, o homem, ao contrário, é o fim de qualquer atividade social. A sociedade compreende a soma de vários indivíduos e também as relações existentes entre eles. Ela é um meio para se atingir o bem comum, que é fundamentado no bem particular de cada indivíduo.”  

 (BOCHENSKI. J. M. Diretrizes do pensamento filosófico. 6. Ed. São  Paulo , EPU, 1977. P. 99 -108)



4º) Analisando o texto responda:  atualmente, o individuo é o meio ou o fim da sociedade?Explique.


5º) O que significa esta afirmação: “O homem é um ser dependente e associativo”?



Um comentário:

  1. Caros alunos de dependência em Sociologia,


    Segue atividade para fazer e entregar o quanto antes. Segue dicas.

    O tema é Socialização, por isso o trabalho fala da relação dos seres individuais com os demais, o indivíduo x sociedade. Lembrem-se das aulas do 1º ano sobre socialização: "Não somos uma Ilha", Filme: "Naufrago" com Tom Hanks; Livro: Robinson Cruzoé, de Daniel Defoe, etc.
    Imprimam este trabalho, leiam os textos, respondam as questões.
    Qualquer dúvida estou a disposição, e não espere terminar o semestre. Sem mais,


    Abraços!

    Professor Adriano

    ResponderExcluir